O serviço de Terapia surgiu como a junção de 3 ciências: filosofia, medicina e psicologia. Já o serviço de Psicoterapia, mesmo sendo originado também dessas três áreas, possui uma restrição: só psicólogos pode executar.
A psicoterapia, é um tratamento de auxílio e orientação a pessoas com sofrimentos emocionais, transtornos psicológicos, e outras necessidades, mais principalmente àqueles que desejam reestabelecer suas saúde mental como bem-estar biopsicossocial. Já as terapias, são tratamentos de profissionais diversificados com técnicas diversas e não necessariamente são científicas. Elas se dedicam a cuidados físicos, emocionais e outros a fim de resolver algum tipo de problema.
No caso da psicoterapia, precisamos esclarecer que ela possui tipos de abordagens teóricas. E o interessante em saber disso, é que essa informação guia o cliente/paciente na escolha do seu psicoterapeuta. As abordagens ou correntes, nesse tipo de serviço oferecido a humanidade precisam ser comprovados cientificamente. Exemplo: a humanista, terapia comportamental, cognitivo - comportamental (TCC), psicoterapia positiva, etc.
No caso da Psicoterapia Positiva, ela tem por base a ciência da Psicologia Positiva, teorizada pelo cientista Martin Seligman. Martin, foi presidente da Associação Americana de Psicologia (APA) uma das maiores organizações do mundo. Além dele outros cientistas também existem outros cientistas de renome, como: Christofer Peterson, Barbara Fredrickson, Shawn Achor, Tal Ben-Shahar, Edward Diener etc.
Martin, com Christopher Peterson, criaram uma ferramenta inovadora que se chama The VIA. E essa ferramenta deu origem a um manual de Forças e Virtudes da Humanidade que independe da nossa cultura, país, política ou família originária. Essa ferramenta descreve o nosso lado bom como seres humanos.
O manual VIA foi criado para contrapor o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais (DSM), que apenas apresenta nossas doenças e disfunções emocionais. Esse instrumento foi tão inovador que o terapeuta positivo o usa para embasar as suas sessões de terapia.
O The Via mostra que a humanidade possui seis virtudes universais, sendo:
Sabedoria/conhecimento
Coragem
Humanidade
Justiça
Temperança
Transcendência
Posto isso, o psicoterapeuta positivo tem por objetivo descobrir as virtudes de seus clientes e fortalecê-los como capacitar diante de suas dores e situações de vulnerabilidade.
Mas o que isso realmente significa fazer psicoterapia da abordagem da psicologia positiva?
É Incentivar novas maneiras de pensar
É poder ser interpretado de muitas maneiras.
É olhar para si e se encorajar de forma diferentes
É pensar que você tem virtudes e forças singulares.
É revelar o seu potencial humano.
É viver o PERMA
O PERMAV é uma estrutura para a felicidade e o bem-estar baseada em cinco elementos: emoção positiva, engajamento, relacionamentos positivos, propósito e realização. Esses cinco fatores são trabalhados nas sessões de terapia em três etapas a fim de que o paciente caminhe em direção a uma vida de realização, felicidade e significado. Confira mais sobre esse modelo no vídeo abaixo, nas palavras do próprio Martin Seligman:
Ademais, caso tenha interesse de ser atendido por uma psicóloga da Psicologia positiva, veja como é a minha primeira sessão de terapia assistindo a esse vídeo.
REFERÊNCIAS:
Rashid,Tayyab.Psicoterapia positiva: manual do terapeut/tayyab Rashid, Marting Seligma; tradução: Sandra Maria Mallamann da Rosa;revisão técnica: Marco Montarroyos Callegaro.-Porto alegre: Artmed,2019.
Comments